O que é o NBC - National Competence Baseline?

Os projetos são usados na generalidade das organizações como forma de prosseguir os seus objetivos no sentido de satisfazer as necessidades dos seus clientes, colaboradores e outros interessados. As metodologias de gestão de projetos visam, através da estandardização e da adoção de conjuntos de boas práticas, aumentar a eficiência dos processos de gestão dos projetos nas organizações.




Para atingir este objetivo a IPMA competence baseline (ICB) é uma metodologia que pode pode ser utilizada para avaliar e certificar as capacidades dos gestores de projetos em 4 níveis distintos:
  • IPMA nível A – Certificação como Diretor de Projeto;
  • IPMA nível B – Certificação como Gestor de Projeto Sénior;
  • IPMA nível C – Certificação como Gestor de Projeto;
  • IPMA nível D – Certificação como Gestor de Projeto associado.
O ICB é adaptado à realidade de cada país, sendo a versão Portuguesa e Brasileira é mantida pela APOGEP. A última versão do modelo NCB engloba um conjunto de competências apresentadas naquilo a que a IPMA chama o “Olho das Competências”. Essa representação do olhar da IPMA sobre as melhores práticas e competências para a gestão de projetos agrupa os 46 elementos do NCBv3 em três competências básicas:
  • Técnica (20 elementos);
  • Comportamental (15 elementos);
  • Contextual (11 elementos).

A capacidade em cada um dos 46 elementos que compõem o NCB é avaliada em três escalões: Baixo, Médio e Alto, sendo cada nível calculado de acordo com uma fórmula que soma o Conhecimento Aplicado, As Aptidões Demonstradas (Experiência Relevante) e o Comportamento Profissional (Atitude).

Como vimos num artigo anterior existem semelhanças e diferenças entre os ciclos de certificação propostos pelo PMI e pela IPMA. A diferença mais significativa porém, reside no facto de todos os níveis de certificação IPMA exigirem, para além de uma análise curricular e de um exame, uma entrevista pessoal onde o candidato tem que efetivamente comprovar que cumpre com os requisitos mínimos para a certificação que procura obter. Isto quer dizer que, ao contrário do PMI que baseia o processo de verificação dos requisitos mínimos num processo de auditoria por amostragem, a IPMA é mais sistemática e mais exigente na verificação dos critérios de exigibilidade, nomeadamente no capítulo da alegada experiência.

A certificação IPMA nível C é equivalente à certificação PMP sendo que, quem for detentor de uma certificação PMP válida não necessita de fazer o exame IPMA-C. Apesar disso a entrevista pessoal é obrigatória.

Para mais informação sobre as certificações IPMA consulte, na internet, o sítio da APOGEP.

O NCB v3 é fornecido de forma gratuita aquando da inscrição para a certificação. No entanto fica aqui o link para o IPMA Competence Baseline v3 e também o link para um bom livro que pode ser um auxiliar precioso de preparação para a certificação.

Amazon:  Project Organization & Project Management Competencies


Em próximos artigos detalharemos os elementos que constituem as áreas de competências abrangidas no NCB v3.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)