Novidades no PMBOK v5

Como é do conhecimento geral, o PMI encontra-se na fase final do desenvolvimento da nova versão da sua metodologia de gestão de projetos. A versão 5 do PMBOK tem data de apresentação prevista para o primeiro trimestre de 2012, sendo que poucos meses depois deveremos ter exames de certificação completamente alinhados com o novo PMBOK.



Apesar de não sabermos que novidades nos reserva o novo PMBOK, nada nos impede de especular sobre quais serão as principais alterações desta nova versão da metodologia.

Aqui vão algumas sugestões:

1) Será mais adequada às metodologias ágeis de gestão de projetos. Na sequencia da nova certificação PMI ágil apresentada recentemente também o PMBOK poderá sofrer alterações de forma a adaptar-se a um tipo de gestão mais estruturado ou mais ágil deixando que o PM, face à situação especifica de um determinado projeto escolha os processos e o caminho mais adequado;

2) Esta "adaptação ao ágil" deve ter um impacto significativo sobretudo das área de planeamento e também no que respeita ao processo de estimação.

3) Maior ênfase para a área de conhecimento relacionada com a gestão de aquisições. Eventualmente uma extensão para suportar melhor projecionista feitos em regime de outsourcing.

Para além de especularmos também gostaríamos de deixar um desejo relacionado com o facto de podermos ver na próxima versão do PMBOK um maior detalhe na explicação de algumas das ferramentas e técnicas propostas.

E pronto. São estas as nossas especulações e desejos. Como sempre estamos abertos a comentários e a propostas alternativas. Daqui a pouco tempo saberemos quem acertou.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos