Maturidade em Gestão de Projetos

A Importância de fazer uma Avaliação da Maturidade Organizacional para a Gestão de Projeto.

A avaliação da maturidade organizacional em gestão de projeto mede o grau em que as componentes de um processo ou sistema de gestão de projeto se encontram presentes e devidamente implementados em determinada organização. Diversos estudos demonstram que a maturidade organizacional possibilita a melhoria dos resultados da execução dos projetos, tanto em termos de eficácia como de eficiência, melhorando a satisfação do cliente e contribuindo para a melhoria dos resultados de negócio.



A maturidade organizacional em gestão de projetos consiste no desenvolvimento progressivo de uma abordagem de nível empresarial para a gestão de projetos a qual engloba tanto a metodologia como a estratégia e o processo decisório.

O nível de maturidade adequado a cada organização é variável dependendo dos objetivos específicos, estratégias, capacidade de recursos, possibilidades organizacionais e necessidades comerciais.

Quando uma organização atinge o seu mais alto nível de maturidade, isso indica que dispõe de uma cultura de gestão de projetos capaz de otimizar significativamente a eficiência e a rentabilidade. O estudo “Project Management Maturity: A benchmark of current best practices“, realizado pelo Center of Business Practices, apresenta as seguintes conclusões:
  • Melhorar o nível de maturidade PM resulta em benefícios significativos de desempenho, especialmente na satisfação dos clientes (30% das organizações pesquisadas mostrou uma melhoria de mais de 25%);
  • Quanto maior o nível de maturidade PM, melhor o desempenho em todas as áreas avaliadas;
  • As melhorias organizacionais mais significativas, decorrentes do aumento da maturidade da organização foram encontradas nas áreas de gestão de risco, administração de contratos e gestão de custos.
Um processo contínuo de avaliação de maturidade fornece uma ótima maneira para a organização manter o foco na gestão de projetos, permitindo conhecer os pontos fracos a serem corrigidos e as oportunidades de melhoria.

O OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model) é a ferramenta recomendada pelo PMI para avaliar a maturidade organizacional de gestão de projeto.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)