Normas ISO 14598 / 9126 Especificar a Metodologia de Avaliação


No âmbito da especificação da metodologia de avaliação, deverão ser consideradas três tarefas complementares – Selecionar as métricas; Estabelecer a escala de pontuação e Estabelecer os critérios de avaliação.




No que respeita à seleção das métricas, deve ter-se em consideração que as medições necessárias devem poder ser efetuadas de forma fácil e económica.

Por definição, as características de qualidade não podem ser medidas de forma direta, sendo necessária a definição de métricas. Desde que quantificáveis, quaisquer atributos internos ou externos, que se correlacionem com as características do software, podem ser definidos como métricas.

As métricas podem ser diferenciadas, dependendo do ambiente e das fases do processo de desenvolvimento em que são utilizadas. Contudo, é conveniente que as métricas, utilizadas no processo de desenvolvimento estejam correlacionadas com as métricas, na perspetiva dos utilizadores.

Por outro lado as métricas internas devem ser validas para efeitos de previsão, querendo isto dizer que, é importante que as medições das métricas internas resultem em valores que coincidam com as expectativas. Por exemplo, se a medição sugere que o produto é de alta qualidade, esta constatação deve ser consistente com a satisfação que o produto proporciona às necessidades específicas de um utilizador.

Após a seleção das métricas a utilizar, é necessário estabelecer a escala e significado da pontuação. A Norma 9126-2 e 9126-3 dão exemplos de métricas internas e externas, método de cálculo, escala e significado. As escalas usadas podem ser divididas em categorias, correspondentes aos diversos graus de satisfação dos requisitos.

Na totalidade, esta informação deve ser devidamente explicitada no manual de qualidade do projeto. Finalmente, no âmbito da atividade “Estabelecer os critérios de avaliação” é definido o modelo de agregação - método que sintetiza os resultados, permitindo a tomada de decisão. O avaliador deve preparar esse procedimento adotando critérios distintos de acordo com as diversas características de qualidade, podendo cada característica ser representada pelas suas sub-características ou por uma combinação ponderada das mesmas.

Comece por aqui para ler tudo sobre qualidade de software. 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)