PMBOK: Fatores Ambientais da Organização

Os Fatores Ambientais da Empresa referem-se a fatores internos e externos relacionados com o ambiente da organização onde o projeto decorre. Sendo entradas frequentes nos processos de planeamento do PMBOK, condicionam as opções de gestão do projeto e influenciam, positiva ou negativamente o resultado do projeto.

O conjunto de Fatores Ambientais da Organização é muito diverso. O PMBOK descreve o subconjunto dos fatores mais relevantes para cada um dos processos considerados, devendo o gestor de projeto ter em atenção que, dependendo da especificidade do projeto e da organização, outros podem existir.

Os Fatores Ambientais da Organização mais comuns são:

Normas e Padrões da Indústria ou do Governo – Incluem-se neste subconjunto de fatores ambientais as normas e padrões de qualidade bem como a legislação governamental (tanto nacional como regional) aplicável à indústria ou setor de atividade em que se insere a organização que está a desenvolver o projeto;

Sistemas de Informações para a Gestão de Projeto (PMIS) – Incluem-se neste grupo as ferramentas de suporte à gestão de projeto existentes na organização, quer sejam de uso obrigatório ou facultativo (Suporte à Comunicação, Suporte ao Planeamento, Monitorização e Controlo, Bases de dados de documentação).

Estrutura e Cultura Organizacional – A forma como a organização se estrutura (Hierárquica, Por Projeto ou Mista) tem impacto na cultura da organização e condiciona a forma como o projeto deve ser gerido. Organizações muito hierarquizadas têm geralmente centros de poder e decisão fortemente centralizados e consequentemente são mais avessas ao risco. Por outro lado o poder do gestor de projeto é fortemente influenciado pela estrutura da organização (nas organizações estruturadas por projeto o gestor de projeto tem mais poder do que nas organizações estruturadas de forma hierárquica).

Infraestrutura Existente – Por exemplo equipamentos e instalações á disposição do projeto.

Administração de Pessoal – Incluindo as diretivas e as normas para a contratação de pessoal, os sistemas de avaliação de desempenho e os registos dos funcionários relativos a aptidões, capacidades técnicas e formação.

Grp2ALL

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos