PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Nivelamento de Recursos


A utilização do método do caminho crítico produz um calendário que pode exigir, durante um determinado tempo, mais recursos que os disponíveis, ou obrigar a alterações nos níveis de recursos que não possam ser geríveis ou que não sejam compatíveis com os requisitos do projeto.
 
É muito frequente, quase inevitável, que na primeira versão do cronograma do projeto, existam recursos que têm um nível de utilização no projeto que é superior à sua disponibilidade.
 
Por exemplo, quando um determinado recurso técnico que está alocado a duas atividades em simultâneo, sendo que em cada uma delas participa a 100%, temos duas opções:

  1. Contratamos um outro recurso com as mesmas valências técnicas, alocando recursos diferentes a cada uma das atividades. Esta solução aumenta os custos do projeto mantendo os prazos inalterados;
  2. Atrasamos uma das atividades, eventualmente criamos uma interdependência Fim-para-Inicio entre elas, de forma a garantir que, liberto de uma atividade o recurso técnico se pode dedicar à outra. Neste caso o custo total do projeto mantém-se mas a sua duração aumenta.

As opções acima são dois exemplos de nivelamento de recursos. A solução que vamos adotar varia consoante cada projeto específico. Às vezes não podemos aumentar os custos, ou o recurso é tão específico que não é possível aumentar a sua quantidade, e nesse caso a primeira opção é inviável, Noutros casos a data final é um pré-requisito inegociável o que inviabiliza a escolha da segunda opção.

O nivelamento de recursos é pois uma técnica que se aplica a redes de atividades de projeto em que o caminho crítico já está definido. É usada para resolver questões relacionadas com atividades que têm de ser concluídas até determinadas datas limite, ou quando recursos críticos são partilhados por vários projetos ou só estão disponíveis num período restrito e bem definido de tempo, ou em quantidades limitadas, ou para manter estável o nível de utilização de um determinado recurso.

O método de nivelamento de recursos pode conduzir a alterações no caminho crítico do projeto.

O nivelamento de recursos resulta frequentemente numa duração do projeto que é maior que a da estimativa prévia. A deslocação de recurso das atividades não críticas para atividades críticas é uma forma de fazer voltar o projeto aos prazos do calendário original. Outras alternativas passam pelo uso de horas extraordinárias e fins de semana. 
 
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos