PMBOK: Técnicas Sequenciar Atividades - Diagramas de Precedências (MDP)

O Método do Diagrama de Precedências / Precedence Diagram Method (MDP/PDM) é um método de criação do diagrama de atividades de um projeto que usa caixas (também chamadas de nós) para identificar as atividades do projeto, e setas para identificar as relações entre as diversas atividades do projeto. Esta técnica é igualmente conhecida por atividade no nó (Activity on Node AON).


O MDP/PDM suporta 4 tipos de dependência entre atividades:

  • Fim para Inicio (Finish to Start) – O início da atividade predecessora depende do fim da atividade sucessora;
  • Fim para Fim (Finish to Finish) – O fim da atividade sucessora depende do fim da atividade predecessora;
  • Inicio para Inicio (Start to Start) – O início da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora;
  • Inicio para Fim (Start to Finish) – O fim da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.

Destas a dependência mais usada é a Fim para Inicio (Finish to Start), muitas vezes com recurso a atrasos (Lags) ou Avanços (Leads)

Outro método usado para a criação do diagrama de atividades de um projeto é o Método do Diagrama de Setas (Arrow diagram method) ADM. Este método usa setas para representar as atividades e nós para mostrar as suas dependências. A esta técnica também se chama Atividade na Seta (Activity on arrow AOA).

Esta técnica usa apenas a dependência Fim para Inicio (Finish to Start) e permite o estabelecimento de atividades Dummy (referenciadas por linhas tracejadas) para definir corretamente todos os relacionamentos. Estas atividades Dummy, não tem trabalho pelo que são referidas como atividades com duração zero.

No que se refere à determinação da causa da dependência, esta pode ser de três tipos:

Dependência mandatória – Inerentes à natureza do trabalho a ser efetuado. Geralmente referem-se dependências de caráter físico;

Dependência discricionária - São estabelecidas com base no conhecimento de quem elabora o plano ou estão relacionadas com a aplicação de boas-práticas ou metodologias específicas no âmbito de uma área de aplicação específica.

Dependência externa – Envolve o relacionamento das atividades do projeto com atividades externas ao projeto (por exemplo, os testes de integração de um determinado software podem depender da disponibilidade de ambiente de qualidade, e de outros projetos). A imposição deste tipo de dependências baseia-se habitualmente em informação histórica de projetos de idêntica natureza.
 
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos