Utilização EAP / WBS vs EOP / OBS vs MAR / RAM – Caso Prático

O que apresentamos a seguir é um exemplo prático da utilização conjunta da EAP / WBS Estrutura Analítica do Projeto orientada aos entregáveis, com a Estrutura Organizacional do Projeto EOP / OBS de forma a podermos criar a Matriz de Atribuição de Responsabilidades (MAR / RAM) que nos vai permitir um controlo mais eficiente da execução do projeto.

Começamos por criar da Estrutura Analítica do Projeto (EAP / WBS) orientada aos entregáveis do projeto (neste caso a construção de vivendas uni-familiares) e do respetivo Dicionário da EAP / WBS. Uma vez conhecidos os diversos Pacotes de Trabalho que são necessários para criar o produto do nosso projeto, estamos em condições de desenvolver a Estrutura Organizacional do Projeto (EOP / OBS). Conjugando estas duas estruturas hierarquicas é possivel criar a Matriz de Atribuição de Responsabilidades (MAR / RAM). 


Suponha que é o gestor de projeto designado para realizar um projeto de construção das seguintes 8 residências uni-familiares. As tipologias das casas a construir e o orçamento do projeto é o seguinte:
 



Criar uma EAP / WBS Orientada aos Entregáveis do Projeto  

A seguinte EAP / WBS é um exemplo do que pode ser a Estrutura Analítica do Projeto orientada aos entregáveis. No topo do diagrama de árvore (Nível 1) temos a atividade que descreve o entregável final do nosso projeto: “Construir Condomínio Vivendas Uni-familiar”.

No segundo nível temos os vários grupos de trabalho incluídos no projeto. 3 Grupos relativos às diversas tipologias de vivendas a construir (1 piso, 2 pisos e 3 pisos) e um grupo para as atividades de gestão do projeto.
 



No terceiro nível o trabalho de cada um dos ramos definidos no nível 2 é detalhado. No exemplo está detalhada a construção de cada um dos andares da vivenda de 2 pisos. Para completar a EAP / WBS teríamos de detalhar igualmente o processo de construção das restantes tipologias de vivenda, bem como as atividades de gestão de projeto.

Habitualmente é a este nível que se controla e reporta o Valor Adquirido pelo Projeto.

No ramo 1.1 Vivenda 1 Piso, porque o projeto contempla a construção de 6 vivendas desta tipologia poderíamos incluir uma linha para distinguir cada uma das vivendas a construir, ou pressupor que as 6 vivendas irão ser construídas em simultâneo. Esta decisão tem a ver com a forma como pretendemos executar o projeto, e a EAP / WBS deve ter isso em consideração.
 
 
No 4º nível o trabalho é ainda mais detalhado. Estamos ao nível dos pacotes de trabalho, sendo a este nível que de estabelecem as contas contabilísticas de controlo e se reporta a análise de variância no caso de se atingirem os limites de variação.
 

Dicionário da EAP / WBS

O dicionário da EAP / WBS disponibiliza informação detalhada sobre o trabalho a realizar nos níveis mais baixos da EAP / WBS. Nela inclui-se uma narrativa descritiva do trabalho a realizar e referências aos requisitos contratuais. O dicionário da EAP / WBS, através da definição das tarefas que são necessárias realizar em cada uma das atividades, ajuda a obter estimativas precisas para a duração das atividades. Cada projeto deve criar e manter atualizado o dicionário da EAP / WBS durante todo o ciclo de vida do projeto.




O Dicionário expande cada um dos elementos da EAP / WBS existentes nos níveis inferiores, adicionando-lhe uma descrição narrativa a qual deve de forma clara apresentar uma descrição detalhada do âmbito / escopo do trabalhe em cada elemento da EAP / WBS;

O Dicionário da EAP / WBS pode incluir, para além da descrição do trabalho a executar, outra informação de suporte ao planeamento da atividade (Por exemplo, datas de calendário, orçamento, atribuição de recursos);

Através da definição detalhada do âmbito de trabalho de cada atividade e dos respetivos recursos afetos, o Dicionário EAP / WBS ajuda a criar estimativas precisas da duração da atividade.

O que se apresenta a seguir é o exemplo de um possível Dicionário da EAP / WBS para o nosso projeto de construção de um condomínio de vivendas.

Criação da EOP / OBS do Projeto

Enquanto a EAP / WBS retrata a estrutura do trabalho a executar no âmbito do projeto, a Estrutura Organizacional do Projeto EOP / OBS reflete a forma como os recursos humanos do projeto se organizam. No topo da estrutura hierárquica (Nível 1) da OBS temos o Gestor de Projeto, nos níveis seguintes apresentam-se os responsáveis pelos diversos ramos das atividades que incluímos na EAP / WBS. A estrutura da EOP / OBS deve adequar-se à dimensão e complexidade do projeto em causa.






Matriz de Atribuição de Responsabilidades (MAR / RAM)

O cruzamento da informação constante na EAP / WBS com a EOP / OBS permite construir a Matriz de Atribuição de Responsabilidades do Projeto (MAR /RAM). Esta matriz permite definir quais são as contas de controlo do projeto e os respetivos gestores das contas de controlo (CAM).

As contas de controlo identificam-se nas interseções definidas na MAR / RAM. Essas interseções representam pontos lógicos de controlo, normalmente geridos por um CAM. Os CAM são os “focal point” para o planeamento e controlo do esforço contratual, As contas de controlo trabalham de forma conjunta os orçamentos, calendários, resultados do trabalho, sumário de custos, avaliação de progresso, reporte de variação, identificação de problemas e ações corretivas.
 





Quiz.

A Matriz de Atribuição de Responsabilidades (RAM) é criada através da combinação de quais técnicas das seguintes?


A) Da EAP / WBS e do Dicionário da EAP / WBS
B) Da EAP / WBS e da OBS
C) Da OBS e do Documento de Descrição do Trabalho
D) Da EAP / WBS e do Documento de Descrição do trabalho

Resposta correta: B)








Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos