PMBOK v6: 11.5 Planear as Respostas aos Riscos

*** Revisto e Atualizado em Dez 2022 ***

 

O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

O Plano de resposta aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e determinação de ações para potenciar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto, o que inclui a identificação e a afetação de uma ou mais pessoas para se responsabilizarem por cada um dos riscos identificados. As respostas aos riscos identificados devem ser apropriadas à significância do risco, terem um custo efetivo (proporcional à prioridade do risco e praticável e realista no contexto do projeto).


As estratégias para mitigar os riscos negativos e potenciar os riscos positivos são as referenciadas na tabela abaixo:



Riscos negativos ou ameaças.

Evitar
Envolve alterações ao plano de gestão do projeto para eliminar a ameaça colocada por um risco adverso. Alguns riscos que acontecem nas fases iniciais do projeto podem ser evitados através da clarificação dos requisitos, melhorando a comunicação ou adquirindo recursos com competências acrescidas.
Transferir
Consiste em transferir o impacto negativo para terceiros. Este tipo de ações frequentemente obriga ao pagamento de um prémio de risco à entidade que o vai aceitar.
Mitigar
Implica a redução da probabilidade ou do impacto do risco. Atuar proativamente pode contribuir para mitigar um determinado risco. Outras opções consistem em adotar processos menos complicados, efetuar um maior número de testes ou selecionar fornecedores com base na sua estabilidade e qualidade e não com base no preço.
Riscos positivos ou oportunidades.

Explorar
Pode ser usada em riscos selecionados que a organização queira assegurar que a oportunidade se realiza.
Partilhar
É o equivalente à transferência só que aqui a ideia é transferir a responsabilidade de aproveitar esta oportunidade a uma terceira entidade com mais capacidade para capturar o benefício para o projeto.
Potenciar
È usada para potenciar a oportunidade aumentando a probabilidade ou o impacto positivo.

Duas outras estratégias – Aceitação e Resposta de contingência – podem ser usadas tanto no caso de riscos positivos ou no caso de riscos negativos.

O planeamento da resposta aos riscos é o ultimo dos processos de gestão de risco que integram a fase de planeamento do projeto.











Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos