Como Criar um Lider na Gestão de Projeto

Como se constrói um líder de projeto? A resposta a esta pergunta é o tema do livro,  Brilliant Project Leader no qual o autor, Mike Clayton, fala sobre as competências base e o talento das pessoas que são excelentes lideres e gestores de projeto.
Claro que um excelente gestor de projeto necessita de dominar as metodologias e as diversas técnicas de gestão, no entanto isso não chega para criar um verdadeiro líder na gestão de projeto

Dentre as múltiplas características que contribuem para a excelência na liderança da gestão de projetos, o autor revela as três características que são fundamentais para transformar um bom gestor de projetos num gestor de projetos de excelência.
 
Essas três características são:


Os quatro elementos essenciais da liderança das equipas -  Para se ser um líder de projeto de exceção o gestor de projeto deve ter atenção permanente a estes quatro elementos: foco nas pessoas, construir e compartilhar um plano claro, promover um verdadeiro sentido de espírito de equipe e comunicar incansavelmente - e bem.
 
Resiliência - Capacidade para manter a calma em momentos de pressão, não perder o sentido da realidade e dos objetivos do projeto, não decidir com base nas emoções pois só isso permite manter a capacidade analítica que permite enfrentar com sucesso os momentos mais críticos do projeto. Quanto toda a gente perde o "Norte", o líder de projeto deve ser o farol que indica o caminho.

Integridade -  Sem integridade tudo se resume a falsa imagem sem conteúdo. Um líder integro é aquele que  se apresenta aos outros como de facto é, e não como quer que pensem que é. Ser um líder integro é tomar as decisões certas e lutar por elas, é assumir as suas responsabilidades e as consequências das decisões que toma. É ser digno, respeitoso e honesto com as pessoas com que tem de lidar no dia-a-dia. O reconhecimento da integridade é a característica que mais motiva os outros a seguir o líder

Aceda ao seguinte link para ler o artigo original What makes a brilliant project...

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)