Consultoria: Chave de Sucesso Para O Seu Projeto


Como diria o pai da administração moderna, Peter Drucker, "Management is doing things right; leadership is doing the right things“. Por isso quando falamos de obra - planejamento e supervisão são palavras chave para que seu projeto saia como o esperado, e principalmente (acredito que um dos fatores mais importantes): dentro do orçamento previsto.

A melhor forma de elaborar uma boa planilha de custos, é ter um suporte, uma ajuda para que você consiga colocar tudo em ordem, e nada melhor para isso se concretizar que buscar ajuda de uma consultoria para reformas e construção.


O que, a princípio pode parecer despesa extra, acaba por se tornar na verdade uma grande economia, tanto em tempo como em dinheiro (afinal nesse meio, como sabemos, time is money), com o “know-how” de profissionais treinados para antecipar imprevistos, recomendar materiais juntamente com suas especificações, e orientar a contratação de mão-de-obra para os diversos serviços que uma construção requer.

Para que tudo saia como está no papel que você planejou, este tipo de consultoria, além de ajudar na preparação, também pode acompanhar a execução e o acabamento, deixando você tranquilo e seguro quando se trata de tomar as decisões certas. Eles serão seu braço direito, pode ter certeza disso.

Mas final, no que consiste essa consultoria de gestão de projetos? Bem, a princípio, a consultoria vai lhe ajudar a organizar, e até a conhecer seu projeto melhor - como fazer seu desenvolvimento. Vai lhe guiar quanto ao planejamento do projeto em relação a tempo, custo, qualidade, escopo, comunicações, e equipe. Vai fazer um briefing nos processos utilizados para a execução da gerência. Além do monitoramento e controle, a consultoria ainda aumenta as chances de seu projeto ser um sucesso, através da análise de risco (que é mais que essencial em qualquer obra).

Há muitos benefícios em se contratar uma consultoria para tirar seu projeto do papel, como venho dizendo, e muitas empresas com experiências com consultoria comprovaram que possuir um consultor externo como braço direito vai lhe trazer uma visão de fora sobre o projeto, sem ideias pré-concebidas - um olhar completamente novo. E isso é muito importante, porque às vezes ao trabalhar num projeto nos focamos tanto numa determinada ideia, que acaba por se tornar uma ideia-vício, e talvez tal ideia nem seja tão prática ou boa assim, então essa visão externa é deveras útil se quer levar seu projeto adiante.

Os consultores também ficam focados a tomar decisões de cunho racional, enquanto os mais envolvidos no projeto tem certa visão romântica de como coloca-lo em prática, o consultor será aquele que fará você colocar os pés no chão.

A consultoria fará comparações com outras empresas na mesma área do seu projeto, para que você possa saber se vale mesmo a pena investir em determinada obra. A equipe de consultores também se compromete a mostrar um resultado num período de tempo marcado. Respeitando o deadline proposto, lhe garante mais estabilidade e confiança na hora de colocar o projeto em prática.

A parceria do know-how interno com o know-how externo da consultoria, é uma bela troca de experiências, que vale muito a pena para amadurecimento como profissional para ambos. E claro, não poderia deixar de mencionar que a consultoria terá uma dedicação exclusiva ao seu projeto, com uma equipe disposta a lhe dizer tudo - inclusive o que você talvez não queira ouvir; Mas isso também é essencial para amadurecimento profissional.

Aprender a ouvir novas ideias, ter um olhar de fora sobre a obra, sobre o projeto. Poder contar com uma equipe que sabe o que está fazendo quando se trata da obra, é a super máxima de uma consultoria. Então sinceramente, não consigo ver motivos para dispensar uma.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos