Conheça as Novidades em E-mail Marketing 2013


Hoje em dia, as empresas se valem, cada vez mais, da força da internet, para fazer propaganda e fortalecer sua identidade no mercado. Assim, ferramentas como fax, cartas e o telefone deram lugar ao marketing por SMS, redes sociais, entre outros. O e-mail marketing tem como objetivo, estabelecer contato com o público-alvo da empresa, oferecendo produtos/serviços, para conquistar vendas.

Esse veículo promete apresentar grande crescimento entre as estratégias de marketing de empresas. A seguir vamos apresentar algumas novidades entre os principais tipos de ferramenta e-mail marketing em 2013.


HTML Responsive

Com o grande aumento no consumo de gadgets como tablets e celulares, os usuários costumam abrir seus e-mails em diferentes plataformas. Entretanto, o protocolo HTML atual não permitia boa resolução, em smartphones ou telas reduzidas, de ações de marketing. Com a mudança para o HTML Responsive, os programas de caixa de e-mail passam a estar preparados para adaptar as dimensões de visualização da propaganda para qualquer formato de tela, facilitando o acesso do usuário.

Além disso, há alguns sistemas operacionais que localizam os mobiles capazes de abrir esses e-mails, e acabam por filtrar o envio de mensagens, para esses destinatários. À medida que o HTML Responsive se expanda, a abertura de mensagens fica simplificada, o que justifica a importância de as empresas intensificarem os investimentos em e-mail marketing.

Vídeo


E-mail marketing e vídeos podem ser uma combinação poderosa para aumentar o sucesso das campanhas de sua marca. Isso começa a ser possível, em 2013, graças à tecnologia envolvida no protocolo HTML 5, que permite às caixas de e-mail reconhecer esses conteúdos.

Um exemplo prático, que resume as facilidades que envolvem o uso de vídeos em e-mails promocionais é este: a empresa envia ao cliente um e-mail com determinada promoção, oferta ou desconto; ao abri-lo é executado um vídeo que, de modo criativo e simples, fornece maiores detalhes sobre o serviço ou produto, conforme o caso; abaixo disso, podem estar links que levam à tela de compras do site oficial da empresa.

Foco em detalhes

Com as novidades e ampliação de investimentos, as empresas responsáveis por e-mail marketing deverão estar cientes da importância de DNS configurado de modo certo e a lista de contatos sempre muito bem cadastrada. Caso contrário, sua marca pode sofrer com os spamtraps, levando os e-mails a ser bloqueados por blacklists – ou filtros de spam.

Além disso, os e-mails promocionais devem ser compostos por réguas de relacionamento, que tenham comunicação com as próprias bases de informação dos clientes, alimentadas pelos dados referentes à interação dos usuários – com dados importantes, como cliques e taxas de abertura.

Redes Sociais

As empresas têm se preocupado, atualmente, muito mais com a qualidade de sua divulgação, do que com a quantidade. Assim, busca-se atingir seu público-alvo de todas as formas, e as redes sociais são fundamentais neste processo. Como plataformas para a divulgação dessas ações de marketing, a marca pode monitorar o usuário que compartilha seu conteúdo.

Para isso, é fundamental que os e-mails contenham barras de compartilhamento com as principais redes sociais; além do acompanhamento de usuários que se mantiverem mais próximos à marca e constantes estratégias de aproximação com esse público, que é fundamental para difundir o nome da empresa.

Essas são apenas algumas das inovações em e-mail marketing para 2013, visando otimizar o impacto desse tipo de propaganda, para alavancar as vendas de produtos ou serviços. É importante, assim, que vendedores e empresas estejam preparados para atender às demandas dos usuários, para estreitar laços entre empresa e cliente. Afinal, com o mercado competitivo atual, não basta que você faça uma boa propaganda, mas é fundamental deixar sua marca presente na vida de seus clientes.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)