PMBOK v5: 6.1 Planear a Gestão das Atividades do Projeto


Planear a Gestão das Atividades do Projeto é o primeiro processo da área de conhecimento gestão do tempo e do calendário do projeto. Este processo envolve a definição das políticas, procedimentos e de toda a documentação que é necessária para o planeamento, desenvolvimento, gestão, execução e controlo do calendário do projeto.

Este processo foi introduzido na versão 5 do PMBOK com o intuito de harmonizar a metodologia e dotar cada uma das 10 áreas de conhecimento que englobam a metodologia, de um processo inicial de planeamento. 



As mais importantes entradas, isto é a informação e os documentos que temos de ter para podermos realizar o processo de planeamento da gestão de atividaes do processo são:
  1. Linha Base de Âmbito, porque esse documento é fundamental para conhecer o trabalho que precisa ser feito, e o;
  2. Calendário do Projeto, que permitirá conhecer o tempo que é necessário para realizar as atividades que têm de ser executadas.
Contudo o processo de planeamento é iterativo e pode exigir várias revisões, a fim de integrar a informação que vai sendo recolhida à medida que vão sendo elaborados os planos de gestão das várias áreas de conhecimento.


O documento de início do projeto (Project Charter) fornecerá as limitações de tempo de alto nível e uma lista de marcos críticos a serem alcançados pelo projeto, alguns dos quais são obrigatórios (Por exemplo é vulgar que os projetos tenham algumas datas intermédias a cumprir e uma data pré-definida para concluir o projeto. Essas datas devem ser referenciadas no plano de gestão das atividades do projeto de forma a saber-se desde o inicio que elas não são optativas).

O principal Fator Ambiental da Organização a considerar durante o planeamento da gestão das atividades do projeto será, provavelmente, o software de gestão de projeto usado para criar o cronograma e o principal Ativo Organizacional a utilizar é a informação histórica sobre os projetos anteriores que sejam semelhantes e possam ser usados para ajudar a estimar o cronograma do projeto atual.

As ferramentas e técnicas usadas para produzir os resultados deste processo são os Pareceres de Peritos e as Reuniões, que são das principais técnicas usadas ao longo de todo o projeto, bem assim como algumas técnicas específicas relacionadas com a definição das metodologias de calendarização e de elaboração de estimativas que irão ser utilizadas nos restantes processos desta área de conhecimento.

O resultado deste processo de planeamento da forma como serão geridas as atividades do projeto é, como seria de esperar, o Plano de Gestão do Cronograma do Projeto.



Entradas
  • Plano de Gestão do Projeto
  • Doc de Inicio do Projeto
  • Fatores Ambientais da Empresa
  • Ativos e Processos da Organização
Ferramentas e Técnicas
  • Opinião Especializada
  • Técnicas Analíticas
  • Reuniões
Resultados
  • Plano de Gestão do Calendário


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