Deming Principio #2: Liderar a Transformação


Este segundo principio preconiza a adoção de uma nova mentalidade, o que exige que os gestores despertem para os desafios, aprendam quais são as suas responsabilidades e assumam a direção (controle) nas prováveis mudanças do negócio.
  

Este princípio afeta todos os sistemas de uma empresa e a totalidade dos seus departamentos, mas tem especial incidência nas exigências relativas ao controle da produção.
 
Esta nova filosofia de liderança potencia as capacidades da organização para redesenhar as suas atividades e os seus processos, simplificá-los, agilizá-los e torná-los mais eficazes, a fim de identificar e satisfazer as necessidades do processo.

Segundo Deming, adotar esta nova filosofia de gestão é equivalente a entrar numa nova era económica, e os gestores devem estar conscientes desse desafio, devem aprender as suas responsabilidades e assumir a liderança da mudança.

Após definição da missão da instituição, baseada na filosofia da melhoria contínua da qualidade, o responsável máximo e toda a administração devem elaborar e aceitar um plano de melhoria de qualidade que tenha essa filosofia como ponto de partida.

O envolvimento e o compromisso de todos são importantes no sentido de fazer com que cada indivíduo da instituição reconheça e aceite a responsabilidade pelos fins da organização e pelo cumprimento da sua missão. Se a filosofia da melhoria contínua da qualidade é adotada, os responsáveis pela gestão e todo o quadro de pessoal terão um papel a desempenhar e novas responsabilidades no âmbito das quais deve discutir-se de forma aprofundada e abrangente os vários aspetos relacionados com os acontecimentos diários que prejudicam a qualidade: erros repetidos desnecessariamente, más políticas, equipamento antiquado ou desajustado para os fins em vista, má orientação, planeamento deficiente de carreiras profissionais e outros aspetos relacionados com o desenvolvimento profissional, fracasso na resposta à mudança e má supervisão.



Bons Projetos

Grp 2ALL





Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo