AGILE: Ciclo de Vida de Projeto SCRUM

O ciclo de vida de um projeto deve ser adaptado às características do produto ou serviço que o projeto pretende criar. Esta é uma verdade aceite por todos e a comprova-la está o facto de existirem dezenas, talvez centenas, de ciclos de vida de projeto distintos.

                
No artigo de hoje vamos explicar o ciclo de vida de projetos AGILE.


 
Escrevemos há dias num artigo (ver aqui) que um dos erros frequentes que os gestores de projeto iniciantes fazem quando leem o PMBOK é o de não entenderem a diferença que existe entre o conceito de ciclo de vida de projeto e o conceito de grupos de processo. Essa falta de compreensão faz com que seja vulgar ouvir dizer, até a gestores de projeto com alguma experiência, que o PMBOK agrupa os seus processos de gestão de acordo com a fase do ciclo de vida do projeto em que o processo é executado quando, na verdade, o PMBOK agrupa os processos com base no inter-relacionamento que existe entre eles.

Poderíamos achar que esta confusão de conceitos é algo de somenos importância, não fosse ela importante para compreendermos que, se os processos de gestão, e a forma como eles se agrupam, pode ser mais ou menos constante para uma larga maioria de projetos, já o ciclo de vida de projeto que adotamos para concretizar cada projeto especifico deve estar adaptado às características do produto ou serviço que pretendemos criar e às características da organização no contexto da qual o projeto irá decorrer.

Todos compreenderão facilmente que não é a mesma coisa gerir um projeto que tem como objetivo construir uma casa e gerir um projeto que tem como objetivo construir um sistema de software. Então, se concordam que são projetos diferentes, facilmente concordarão que, para que se possa maximizar a probabilidade do projeto ser bem sucedido, eles devem ser geridos de forma diferente.

O diagrama que se apresenta abaixo é usado em centenas de sites e documentos, para representar o ciclo de vida de um projeto AGILE e, em particular, o ciclo de vida de um projeto gerido de acordo com a metodologia SCRUM.

Ciclo de Vida de um Projeto AGILE gerido com recurso ao SCRUM

Ao contrário da metodologia tradicional apresentada, por exemplo, no PMBOK, o ciclo de vida AGILE para a gestão de projeto não é composto por fases sequenciais. Em vez disso o ciclo de vida assemelha-se a uma fábrica em produção continua com entregas periódicas, em que o processo de produção (criação do produto ou serviço que se pretende seja o resultado do projeto) vai sendo alimentado pelo conteúdo do Log de Produto, também conhecido por BackLog de Produto (veja aqui O que é? Como se constrói?  E de quem é a responsabilidade de criar e gerir o BackLog de Produto).

Com base nesse BackLog de Produto vão sendo realizados os ciclos de planeamento, execução e entrega que caracterizam a generalidade das metodologias AGILE para a gestão de projetos.

Num próximo artigo juntaremos ao diagrama de ciclo de vida agora apresentado, a informação sobre os responsáveis por cada uma das suas componentes, e explicaremos em detalhe quem é quem num projeto AGILE.

Em artigos posteriores iremos explicar em detalhe em que consiste cada um dos componentes que integram o ciclo de vida de um projeto AGILE, mas isso fica para próximos artigos.


Bons Projetos

Grp2ALL





Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo