5 Ótimos Softwares Opensource Para Gestão Ágil de Projetos


Uma tendência dos últimos anos na área da da gestão de projetos é que o AGILE continuará a ganhar popularidade. No relatório anual de AGILE da VersionOne é referido que aproximadamente 24% dos entrevistados trabalham em organizações que praticam este método de gerir projetos há mais de cinco anos. Este número compara com os 19% mencionados no relatório de 2013, o que quer dizer que, não só a utilização do AGILE está a aumentar, mas também que cada vez mais empresas optam pelos métodos ágeis para gerir os seus projetos.
   
              
Este aumento de popularidade tem sido acompanhado de um crescimento quase exponencial no numero de ferramentas para a Gestão Ágil de Projetos o que torna difícil às empresas optarem pela que melhor se adequa às suas necessidades. Conscientes desse problema, avaliamos algumas das ferramentas mais conhecidas à luz de 3 critérios.
    
A lista abaixo apresenta algumas das ferramentas de software mais interessantes que encontrámos.
        
      
Uma vez que procurávamos ferramentas que abrangessem todo o ciclo de vida de um projeto ágil, a avaliação que fizemos foi baseada nos seguintes 3 critérios:
  • Métricas de avaliação do projeto: Identificar e corrigir eventuais obstáculos que surjam no decurso do projeto, e; Avaliar o desempenho em termos de custos, ritmo e qualidade do trabalho realizado. 
  • Disponibilidade / Qualidade de Relatórios e Métricas Ágeis: Controlo e acompanhamento do calendário do projeto; Relatórios de progresso fáceis de entender pelos utilizadores e que apresentem informação sobre qualidade e sobre a percentagem do projeto concluída.
  • Comunicação: Capacidade para comunicar atualizações com equipas locais e distribuídas; Capacidade para partilhar tarefas e atribuições, e; Qualidade do feedback.
Apesar de quase todas elas terem uma opção gratuita que possibilita experimentar antes de comprar, nenhuma das ferramentas mencionadas é gratuita para uso corrente. Contudo, dado que falamos de ferramentas para empresas, não nos parece que isso seja um obstáculo relevante.

ActiveCollab


A ActiveCollab é uma boa opção para pequenas e médias empresas. É intuitiva e fácil de usar, o que diminui o tempo de aprendizagem. Possui um processo de gestão de documentos muito poderoso e eficaz e disponibiliza recursos de comunicação baseados em e-mail. Dispõe de mecanismos de  controlo das prioridades das atividades e recursos para gerir o orçamento, o que faz deste sistema uma boa opção para os gestores de projeto que pretendem gerir vários projetos em simultâneo.

Positivo: Ambiente intuitivo e de excelente qualidade, aplicativos iOS, pode faturar o cliente diretamente através do aplicativo, e a capacidade de definir perfis de utilizador com acessos diversos.

Negativo: Cronologia e vistas de coluna para atividades em vez de gráficos de Gantt ou quadros Kanban.

Custo: Pode ser experimentado sem custo por um periodo de 30 dias. Os planos de utilização pagos disponibilizam alojamento na cloud por um valor que varia entre os 5 e os 299 US / mês, dependendo do número de utilizadores e do espaço de armazenamento disponibilizado na cloud. Existe também uma versão disponível para download e instalação local que tem um custo de 499 US para o licenciamento perpétuo do produto e que inclui 1 ano de suporte.

Link: www.activecollab.com

GitHub (Agile Bench)

  
Desde que foi adquirida e integrada na GitHub a plataforma Agile Bench passou a fazer parte de um ambiente integrado para o desenvolvimento agil de projetos de software.
      
A componente que integrava o anterior Agile Bench continua oferece um ambiente flexível que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa ou equipa de projeto, dispondo para além disso de uma API (Application Program Interface) que possibilita, de uma forma relativamente simples, estender as funcionalidades disponibilizadas de base. O Agile Bench oferece boas ferramentas de relatórios que facilitam a comunicação sistemática de uma forma muito fluida e facilitam a identificação precoce de problemas e desvios. Além disso, o Agile Bench possui uma série de integrações de terceiros, incluindo GitHub, BitBucket e o Pivotal Tracker.


Positivo: Excelente sistema de mensagens instantâneas, sistema de gestão de atividades muito completo e pleno de funcionalidades e uma interface para a criação de relatórios muito intuitiva, simples de usar e com capacidade de produzir facilmente relatórios de muita qualidade visual e riqueza de informação.

Negativo: Preço um pouco caro quando comparado com outras ferramentas que podem não ter as mesmas funcionalidades mas servem perfeitamente para a grande maioria dos utilizadores e equipas. Sem suporte para telemóvel ou tablets, sem backlog, e com escassas possibilidades de definir permissões individualizadas por utilizador.

Custo: Os preços começam em 25 usd por mês para uma equipa de até cinco pessoas e capacidade para gerir até 3 projetos em simultâneo.

Link: https://github.com/agilebench

Agilo for Scrum


Se você privilegia a comunicação como fator de sucesso dos seus projetos, então o Agilo for Scrum é a ferramenta ideal para si. O Agilo para Scrum permite atualizar automaticamente todos os interessados do projeto sobre a evolução do projeto, dispondo igualmente de todas as ferramentas que são necessárias para garantir que todos os elementos da equipa estão permanentemente atualizados sobre tudo o que se passa no projeto; Cada alteração feita por um usuário é automaticamente mostrada aos restantes elementos da equipa através do painel "Atividade de entrada". Além disso, Agilo disponibiliza um "Relatório de Sprint" e muitos gráficos drill-down que facilitam a validação e o acompanhamento, com graus de detalhe diferenciados, sobre o que está a acontecer no seu projeto.


Atualmente a Agilo Software disponibiliza dois produtos distintos O Agilo For Scrum e o Agilo For Trac.


Positivo: Ótimo sistema, fácil de usar e com uma base de clientes instalada que dá boas garantias sobre a continuidade da ferramenta.
  
Negativo: Suporta unicamente 1 projeto de cada vez e não dispõe de suporte para telemóvel ou tablets
    
Custo: Pode ser experimentado 30 dias sem custos e sem ter de se fazer o registo disponibilizando o numero de cartão de crédito. A partir daí a versão mais barata do Agilo For Scrum custa 10 €/ mês e só suporta 1 projeto e 1 equipa. Por 20 € mês pode definir várias equipas mas continua a só poder gerir um projeto de cada vez. A versão multi-projeto está anunciada para breve mas ainda não tem preço disponível.


Link: http://agilosoftware.com/


Pivotal Tracker

 
O Pivotal Tracker foi criado especificamente para ajudar o desenvolvimento de aplicações web e móveis. O Pivotal Tracker suporta múltiplos projetos, gráficos de "burndown", mensagens entre utilizadores, historias de utilizadores e a sua decomposição nas respetivas atividades da equipa. Pivotal Tracker é relativamente fácil de usar, tem um fantástico aplicativo iOS e oferece um bom conjunto de ferramentas de feedback, o que facilita imenso a monitorização e controlo da qualidade do que está a ser criado.


Positivo: Ótimo especialmente para o desenvolvimento de software ágil, muitas capacidade de integração (incluindo Jira, Zendesk e Bugzilla), suporta equipes multi-funcionais e gratuito para uso particular e para projetos sem fins lucrativos.
  
Negativo: Nada de muito relevante para quem pretende uma ferramenta para o uso especifico a que esta se destina (suporte ao desenvolvimento web e para plataformas móveis). Contudo o sistema pode ser algo difícil de personalizar e o suporte pode ser lento para utilizadores de uso gratuito.
    
Custo: Totalmente gratuito para equipas de até 3 utilizadores disponibilizando 2GB de armazenamento e permitindo gerir até 2 projetos. As versões pagas começam nos 12,5 usd por mês (pago anualmente) a qual permite 5 utilizadores, 5 projetos e 5GB de espaço.

Link: http://www.pivotaltracker.com/



Yodiz

   
É uma ferramenta completa para a gestão de projetos Scrum. Dispõe de funcionalidades que permitem criar, refinar e priorizar o BackLog de produto. Permite visualizar o estado atual de cada projeto individualmente e do conjunto de todos os projetos que estão a ser geridos. Para além disso disponibiliza ferramentas muito visuais que ajudam a planear os Sprints do projeto e a gerir as histórias dos utilizadores. Tem uma versão de instalação local (paga) e versões que funcionam através de web browser ou com recurso a apps iOS e android. Apresenta como referencias grandes clientes como a Nokia, Motorola e Hope Bay. 


Positivo: Tem suporte completo para processos SCRUM. Dispõe de um interface muito bem desenhado e intuitivo. Disponibiliza um amplo, sem ser exagerado, conjunto de ferramentas permitindo um controlo muito eficiente dos projetos geridos.
  
Negativo: Da análise que fizemos do produto não encontrámos nenhum aspeto negativo que valha a pena relevar.
    
Custo: Tem uma versão gratuita sem limite de tempo que suporte até 3 utilizadores e um numero ilimitado de projetos. Esta versão gratuita inclui as extensões da aplicação para serviços móveis e para browser. As versões pagas começam nos 5 usd to utilizador / mês e vão até aos 20 usd, também por utilizador / mês.

Link: http://www.yodiz.com/

 


Bons projetos

Grp2ALL



Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo