Quality Assurance. Saiba o que é? E porque o seu projeto não a pode dispensar?


Garantir a Qualidade (Quality Assurance) é o processo que tem como objetivo assegurar que a qualidade dos produtos ou serviços criados pela organização cumprem, de forma consistente, com os padrões de qualidade que satisfazem as expectativas dos clientes.
   
 
Como é através dos projetos que as organizações criam novos produtos e serviços para os seus clientes, a área de conhecimento relativa à gestão da qualidade é uma área de conhecimento que não deve ser descurada. Os processos de gestão da qualidade do PMBOK© incluem todas as atividades que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo a garantir que o projeto responde às necessidades que motivaram a sua realização.
  
Os processos de gestão da qualidade devem ser implementados desde o início do projeto até o encerramento, utilizando políticas, procedimentos e atividades de melhoria contínua.
 
De acordo com o PMBOK©, o sistema de gestão da qualidade é implementado através de políticas, procedimentos e processos de planeamento, controlo da qualidade e atividades de melhoria contínua de processos.


Apesar de terem a consciência de que necessitam de criar produtos de qualidade, a maioria das organizações usa de forma muito deficiente o processo de Garantia de Qualidade. Por exemplo, todas as organizações estão conscientes da necessidade da existência de uma fase de testes que anteceda a entrega do produto ao cliente, mas muitas desconhecem que, a concentração dos testes no final do processo, está longe de garantir a qualidade do produto ou serviço que se cria. 

Deixar os testes para o final do processo, transfere para o cliente a responsabilidade de avaliar completamente, antes da aceitação final, a qualidade do produto que lhe está a ser entregue e tem, como consequência, atrasos e acréscimo de conflitos no processo de fecho do projeto. 

“A não utilização de um processo estruturado para garantir a qualidade dificulta a aceitação do produto final”

Um projeto que não use desde o seu inicio um processo estruturado para garantir a qualidade do produto ou serviço que irá ser criado, até pode cumprir com os requisitos de capacidade e de funcionalidade que constavam nas especificações, mas dificilmente a equipe do projeto será capaz de fornecer um método comprovado de rastreabilidade para garantir que o produto entregue cumpre com todos os requisitos documentados. Ou seja, a qualidade até pode lá estar, mas a única forma do cliente validar isso é testando, pormenorizadamente, o que lhe foi entregue.

Por isso os processos relacionados com a Garantia da Qualidade devem começar na fase inicial do projeto, e continuar ao longo de todo o ciclo de vida de criação do produto. Cada entregável deve ser antecedido de um ponto de controlo da qualidade, de forma a assegurar que todos os requisitos são consistentes. O gestor de projeto deve trabalhar em estreita ligação com o responsável pela qualidade, para assegurar que todos os processos de qualidade necessários estão de facto implementados, e são efetivamente utilizados. Só assim é possível assegurar que o produto entregue irá cumprir com as expectativas do cliente.

“A implementação dos processos de garantia de qualidade nos nossos projetos leva tempo e tem custos, mas a sua inexistência terá ainda custos mais elevados.”



Bons projetos

Grp2ALL



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